Quem somos

Grupo de amigos proprietários de veículos 4x4, amantes de expedições, passeios fora de estrada, Admiradores e Defensores da Natureza e com participações em competições.
"NOSSA DIVERSÃO COMEÇA ONDE O ASFALTO TERMINA"

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PROCEDIMENTO-PADRÃO PARA TRÁFEGO EM COMBOIO

• Todos são um só grupo; se um para, todos param; se um anda, todos andam.
• O percurso é definido pelo grupo antes da saída; alterações, só por motivo de força maior ou conveniência patente para todos. Mesmo assim, o “pessoal de casa” deve ser informado das alterações.
• O abre-trilha é responsável por seguir o caminho e a velocidade combinados, e “comandar” a sincronia das paradas e saídas.
• O fecha-trilha é responsável por manter todo o comboio entre ele e o abre-trilha e também por fazer o check-out (chamada, via rádio, de todos os componentes do comboio) nas saídas.
• Quebras mais graves deverão ser reparadas durante as paradas planejadas. Se possível e/ou
necessário, rebocar o veículo até a
próxima parada programada.
• O abre-trilha e o fecha-trilha deverão ser revezados periodicamente.
Qualquer integrante do comboio com experiência nas funções poderá assumi-las; entretanto, é
necessário possuir bom sistema de
comunicação (copiar do primeiro ao último).
• O abre-trilha deverá estar com a planilha do trecho nas mãos de seu navegador ou ser informado do caminho, via rádio, pela equipe 2.
• O fecha-trilha deverá estar com o veículo e a comunicação em ordem.
• O penúltimo veículo do comboio deverá monitorar o fecha-trilha.
• O segundo veículo do comboio deverá monitorar o abre-trilha.
• Nunca saia do comboio sozinho; caso deseje fazer alguma incursão ou visita onde nem todos
participem, monte um “mini-comboio” nos moldes
do principal, mesmo que composto apenas por dois
veículos: um abre-trilha
e um fecha-trilha .
• O mini-comboio deverá combinar com o comboio principal, o local e o horário previsto para a
reintegração ao grupo, o qual deverá aguardá-
lo.
• Se estiver cansado ou com problemas, solicite ajuda (outro piloto ou reboque), não arrisque.
• Nas paradas programadas verifique combustível, água, óleo de motor, pneus, etc, e prepare seu
veículo para prosseguir até a próxima parada
programada. Se não precisar ou não quiser abastecer,
certifique-se de
que possui autonomia até a próxima parada programada.
• O tempo previsto para uma parada programada simples é de 15 a 20 minutos. Procure não se atrasar e esteja pronto para responder ao check-out .
• Comunique ao grupo qualquer situação que observar (ex. Avarias, situações de risco, animais,
obstáculos, etc.).

• Deixe o rádio sempre ligado e na frequência combinada (11 am). Casonão o utilizar por algum tempo, certifique-se de que está funcionando. Sempre que retornar ao veículo, habitue-se a comunicar-se
com o
comboio via rádio.
• No caso de falha na comunicação, para avisar aos outros de algum problema mais sério, buzine e/ou pisque os faróis repetidas vezes.
• Podemos e devemos utilizar o rádio para brincadeiras saudáveis; mas, nunca faça câmbios longos.
Se a mensagem for longa, interrompa-a por
alguns momentos para permitir o câmbio de outros no
intervalo. Não
responda imediatamente ao rádio; aguarde um ou dois segundos, pois outros rádios
menos potentes ou mais distantes poderão estar
precisando de comunicação.

Fonte:
LOKOLAMAS-OFFROAD

(Ass. por Paulo Roberto)