Essa reportagem foi publicada no jornal O Dia - Automania.
Eu tive uma Blazer com GNV e ficava furioso quando isso acontecia e era constante, troquei umas 3 vezes em apenas 1 ano o conjunto de filtro de ar que era destruido quando a explosão era mais forte. Por isso estou reproduzindo-a na integra para que mais pessoas tomem conhecimento.
GNV: conheça o que é ‘backfire’ e saiba como evitar as incômodas explosões no coletor POR PEDRO CUADRAT
Consequência de regulagem incorreta do kit GNV, principalmente se o ponto de ignição estiver atrasado — veículos movidos a GNV têm velocidade de queima menor, por isso,é necessário que o ponto de ignição seja adiantado —, o ‘backfire’ é o retorno da chama pelo coletor da admissão durante a sobreposição das válvulas. Isto acontece quando as válvulas de admissão e as de exaustão abrem ao mesmo tempo enquanto a queima na câmara de combustão ainda está ocorrendo, gerando barulhos no motor semelhantes a estouros.
Outra dica é a utilização de velas de maior ignibilidade — capacidade de gerar ignição — e dissipação térmica.