Quem somos

Grupo de amigos proprietários de veículos 4x4, amantes de expedições, passeios fora de estrada, Admiradores e Defensores da Natureza e com participações em competições.
"NOSSA DIVERSÃO COMEÇA ONDE O ASFALTO TERMINA"

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Como foi o levantamento da Trilha/Passeio para a confraternização.

Relato dos levantamentos que realizamos esse fim de semana para garantir uma bela Confraternização nos dias 06 e 07 próximos.
O amigo Paulo foi para minha casa em Araruama no sábado e, após contato com o amigo Edson (Mergulhador), saímos por volta das 12 hrs em 2 carros em direção a Aldeia Velha para conferir a informação que tivemos de que a estrada até a localidade chamada de Encontro dos Rios (próximo a Lumiar) estava aberta. Rodamos pelo asfalto até Aldeia Velha, onde almoçamos e depois seguimos em direção a Encontro dos Rios. A estrada está muito ruim, pois foi reaberta pelos moradores locais. Muitas pedras soltas e trechos estreitos. Muita subida e curvas fechadas o que, com calma e responsabilidade, pode ser superado sem dificuldade. O visual compensa qualquer coisa. É uma estrada cercada de mata fechada. Eu classifico esse trecho como dificuldade média, sem risco de quebra. Ao invés de um passeio, faremos um passeio/trilha no sábado, dia 06/08. Esse passeio/trilha termina na localidade chamada Encontro dos Rios, como mencionado, e seguiremos até uma outra localidade chamada Toca da Onça, onde almoçaremos. Já fizemos contato com dona Maria, do bar Maria da Toca, que fará nosso almoço. O cardápio será Baião de dois e ou escondidinho, arroz, feijão e salada. O valor por pessoa será de R$ 15,00 com bebidas à parte. Atrás do bar, corre um rio onde podemos tomar banho, se o tempo estiver quente. Como teremos um longo trecho de deslocamento, quanto mais cedo sairmos, melhor, pois a trilha levará em torno de 3 horas, a depender do número de veículos. O horário ideal para retornar a Araruama é em torno das 15 hrs e o faremos pelo asfalto saindo pela estrada Serra Mar. Se alguém não quiser fazer o passeio/trilha mas quiser almoçar com o grupo, deverá seguir pela BR-101 até Casimiro de Abreu, pegar a estrada Serra Mar e seguir até a Toca da Onça.
No domingo, após um saboroso café da manhã, fizemos uma rápida ação social e seguimos para Juturnaíba, onde pretendemos realizar o mini desafio e o almoço de domingo. Chegando lá, fomos direto falar com o Claudio, proprietário do local, que nos recebeu, como sempre, de forma muito amistosa. Depois de nossa conversa, de encomendar o almoço (uma saborosa galinha caipira com batatas) e com a devida autorização, eu e Paulo fomos estudar o terreno e marcar o traçado da pista. O terreno tem muitas erosões e proporciona vários traçados. Levamos algumas horas para definir o traçado final e, é claro, fizemos mudanças, além de contar com a ajuda de um morador local que cortou estacas para marcarmos a pista. Acredito que os que participarem do mini desafio, irão aprovar o traçado definido. Em anexo seguem algumas fotos do local. Em Juturnaíba, passaremos o dia. Faremos o mini desafio, um churrasco e teremos ainda a opção que experimentar o tucunaré, típico na região. O Claudio fará arroz, molho a campanha, farofa e nos fornecerá o carvão. Nós levaremos a carne e consumiremos as bebidas no bar dele. Levarei meu quadriciclo para brincarmos por lá também. Quem não for participar do mini desafio, poderá nos ajudar na fiscalização da pista, com a segurança e fazer parte da equipe de cronometragem. Será, com certeza, um fim de semana muito agitado e entre amigos.

Abaixo 3 fotos das erosões que iremos enfrentar: