Quem somos

Grupo de amigos proprietários de veículos 4x4, amantes de expedições, passeios fora de estrada, Admiradores e Defensores da Natureza e com participações em competições.
"NOSSA DIVERSÃO COMEÇA ONDE O ASFALTO TERMINA"

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mais uma vez em Juturnaiba - Araruama



Sábado dia 23/04 alguns membros do nosso grupo organizaram um passeio na Lagoa de Juturnaíba, em Araruama, e comer o suculento Tucunaré além de brincar nas erosões. Conforme planejado, saíram de Macaé Luiz Fernando e família, Magali e Ricardo em direção a Rio das Ostras para encontrar o Marcus e famíla e seguir em direção a Araruama (Lagoa de Juturnaiba).

Mais uma vez as expectativas foram atingidas. Após um longo caminho, logo ao chegarmos, eu e Marcus fomos desbravar a região e encontramos um parque de diversões que ainda tem muito pra explorar. A brincadeira nas erosões foi muito boa, com direito a estréia de guincho e tudo mais. Depois de muito calor, suadeira e sujeira, fomo degustar o tucunaré que, como sempre, estava saboroso.

Marcamos de voltar lá e fazer um churrasco, pois o local tem uma churrasqueira e o Claudio, dono do bar da Barragem, permite o uso. Além disso, ele construiu 4 suites bem simples, mas que para quem gosta de simplicidade e tranquilidade, aquele é o lugar.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

GNV - Saiba o que é Backfire

Essa reportagem foi publicada no jornal O Dia - Automania.

Eu tive uma Blazer com GNV e ficava furioso quando isso acontecia e era constante, troquei umas 3 vezes em apenas 1 ano o conjunto de filtro de ar que era destruido quando a explosão era mais forte. Por isso estou reproduzindo-a na integra para que mais pessoas tomem conhecimento.

GNV: conheça o que é ‘backfire’ e saiba como evitar as incômodas explosões no coletor

POR PEDRO CUADRAT

Rio - Quem nunca levou um susto quando estava caminhando e um carro que passava ao lado deu aquele estouro vindo de debaixo do capô?

Este barulho, que incomoda muita gente, tem nome (‘backfire’) e vítimas preferenciais (os proprietários de automóveis movidos a gás natural veicular).

Consequência de regulagem incorreta do kit GNV, principalmente se o ponto de ignição estiver atrasado — veículos movidos a GNV têm velocidade de queima menor, por isso,é necessário que o ponto de ignição seja adiantado —, o ‘backfire’ é o retorno da chama pelo coletor da admissão durante a sobreposição das válvulas. Isto acontece quando as válvulas de admissão e as de exaustão abrem ao mesmo tempo enquanto a queima na câmara de combustão ainda está ocorrendo, gerando barulhos no motor semelhantes a estouros.

Especialistas da NGK — fabricante de velas de ignição — alertam que o fenômeno pode resultar na perda de desempenho do veículo, danos no sistema de admissão (coletor de admissão e filtro de ar) e desgaste prematuro das velas de ignição. Eles afirmam ainda que o ‘backfire’ também provoca maior emissão de poluentes na atmosfera e aumento considerável do consumo de combustível.

Para evitar o ‘backfire’, o motorista deve ficar atento à instalação e regulagem do kit GNV, que, se mal feita, resulta em uma mistura pobre entre o ar e o gás. Também é recomendável a manutenção preventiva das velas e cabos de ignição, principais fontes de problemas no motor. No caso de veículos convertidos a GNV, a checagem dos componentes deve acontecer, no mínimo, uma vez ao ano ou a cada 10 mil quilômetros, já que uso do GNV aumenta o desgaste das velas e cabos.

Outra dica é a utilização de velas de maior ignibilidade — capacidade de gerar ignição — e dissipação térmica.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Revelação do grupo AORRJ


É notório o crescimento técnico do AORRJ. No evento Trilha Rio Interação realizado em Cantagalo - RJ no final de semana de 2 e 3 de Abril, tivemos a estreia da mais nova dupla campeã, formada pelo nosso amigo Luiz Fernando e o grande destaque seu filho Fernando Cesar como o mais novo navegador do grupo, sua atuação deu à dupla a 7ª colocação. Um grande feito sem dúvidas.

Parabéns Fernando Cesar, e vamos que vamos.

AORRJ - Trilha Rio Interação

Nesse final de semana tivemos a presença do nosso Amigo Luiz Fernando, sua esposa Lourdes e a mais nova revelação do grupo, seu filho Fernando Cesar, como navegador. Eles participaram do evento Trilha Rio Interação. Como relata Luiz Fernando, abaixo: Foi um evento inspirado na Mitsubishi Outdoor, com muitas provas em que toda a família pode participar. Nos reunimos no hotel Fazenda Gamela Eco Resort (http://www.gamela.com.br/) em Cantagalo-RJ. Participaram cerca de 30 carros formando várias equipes. Tivemos de provas de caminhada pela mata utilizando planilha até rally de regularidade. Foi, certamente, o melhor evento offroad de que já participei. Se alguém do grupo já participou do Mitsubishi Outdoor, com certeza sabe do que estou falando. Além disso, desde Dezembro de 2009 não fazia nada. Meu Troller já estava reclamando. O hotel tem uma pista offroad excelente, com todos os tipos de obstáculo. Nessa prova somente 1 carro conseguiu passar sem ter que ser rebocado. Estava com pneus 33 e 15 libras. Senti muita falta do meu jogo de pneus Sem Fronteira. Ficamos em 13° no geral mas tivemos destaque em algumas provas tais como a ponte da confiança, em que eu e minha esposa tivemos que nos equilibrar em cima de troncos de madeira alcançando o 4° lugar e o rally de regularidade, primeira prova em que meu filho atuou como navegador alcançando o 7° lugar. Na premiação, ganhamos alguns sorteios e minha esposa demonstrou conhecer mais o Troller do que todos os presentes no evento. A regra para desempatar a pontuação era conhecimento geral do carro, o que requer conhecimento do manual. Ela acertou a pergunta que foi feita para garantir nossa posição na classificação geral, e respondeu também a de outros desempates com 95% de acerto. No final só confundiu a calibragem que o manual sugere com a que efetivamente usamos. Em nome de todos os componentes do grupo AORRJ expressamos nossos parabéns e o desejo de muita sorte a nova dupla, campeã.