Vejam o que nossos amigos do CJRJ encontram em Bocaina.
Amigos ,
No findi passado, Clovis e eu estivemos em Bananal para fazer o levantamento do passeio que o CJRJ fará pela região na Semana Santa.
Fomos sozinhos pois nossos amigos Carlos Alberto e Rosana não puderam nos acompanhar porque ele ficou de cama com gripe e febre de 39º.
Subimos até a Estação Ecológica do Bananal (EEB) pela SP-247 até o km 15 e seguimos pela SP-68 – Rodovia dos Tropeiros por 10 km.
Quando chegamos à Estação Ecológica para tomarmos informações sobre a subida por Rio Claro , fomos recebidos pelo Gestor Responsável da EEB , que nos informou que foi enviada uma petição ao Instituto Florestal de SP vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, pedindo que seja proibida a entrada de jipeiros, quadricículos, motociclistas e afins na EEB , por comportamento inadequado de alguns destes grupos tais como:
- velocidade excessiva dos veículos
- não preservação da natureza
- estacionamento dos veículos em lugar inadequado, destruindo a vegetação
- supressão da vegetação nativa
- barulho excessivo, afugentando os animais que fazem parte das pesquisas
- lixo espalhado pelo chão, como adesivos, latas, peças estragadas, até pneus são abandonados.
- motoristas alcoolizados dirigindo de forma perigosa
A entrada destes grupos só poderá ser feita através de agendamento e aprovação do gestor responsável, pois está sendo feito um cadastro de visitantes indesejáveis , que não sabem se comportar dentro de uma APP ( Área de Preservação Permanente) e terão a sua entrada vetada. O CJRJ é um dos grupos entre mts que sempre terão autorização para entrar na EEB pela conduta correta que apresentou até hj.
Ficamos envergonhados, pois conhecemos a maior parte dos jipeiros citados pelo responsável da EEB.
No ano passado, quando estivemos em Carrancas, encontramos uma placa que dizia : É PROIBIDO CAÇAR , ACAMPAR E A ENTRADA DE JIPEIROS E MOTOCICLISTAS, que não estava no local em 2008. A subida ao Retido dos Pedros em Aiuruoca foi proibida para veículos pela conduta inadequada em relação a natureza de muitos jipeiros e motociclistas.
Acho que os se enquadram nas advertências acima, deveriam se modificar, para que os jipeiros não tenham a sua entrada proibida em um local super apreciado por todos que curtem uma boa trilha .Abs da Selma
O texto acima foi enviado pela nossa amiga Selma do CJRJ, é muito triste saber que há pessoas que se dizem amantes da natureza e saem por aí se dizendo "Jipeiro", jipeiro de verdade não tem esse tipo de atitude.
(Ass. Paulo Roberto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário