Quem somos
Grupo de amigos proprietários de veículos 4x4, amantes de expedições, passeios fora de estrada, Admiradores e Defensores da Natureza e com participações em competições.
"NOSSA DIVERSÃO COMEÇA ONDE O ASFALTO TERMINA"
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Passeio - Aldeia Velha - Toca da Onça - Lumiar
Como eu havia colocado aqui, fizemos hoje (eu, minha família, Marcus e família e o amigo Luiz Felipe e sua esposa Magali) um passeio muito interessante e tranquilo. O visual, como sempre, foi o melhor possível, mas uma chuvinha bem que ajudaria a esquentar nossa diversão.
Eu e Luiz Felipe saímos de Macaé às 9 da manhã e fomos para Rio das Ostras encontrar o Marcus. Fomos direto para Aldeia Velha e refizemos o passeio da última confraternização do AOR. Fizemos uma parada estratégica na Toca da Onça para degustar o delicioso bolinho de aimpim da Dona Maria e para a Juju tomar um banho de rio.
Seguimos da Toca da Onça em direção a Lumiar por um caminho desconhecido pra nós, porém extremamente tranquilo e com um visual muito bonito. A chuva realmente fez falta para esquentar nosso passeio. Na verdade, a chuva nos encontrou, mas de forma muito rápida, quando já estávamos em Lumiar para almoçar. Chegamos a pensar em voltar pelo caminho que chegamos a Lumiar, mas a chuva foi rápida demais para fazer diferença na estrada.
O ponto alto foi o batismo do meu filho Luiz Antonio nesse passeio. O primeiro de muitos, se Deus quiser.
Deixamos um passeio pré-marcado com Luiz Felipe para explorar a região da Bicuda Grande e confirmamos nossa participação na trilha de Tomascar no feriado de quarta-feira.
Para Tomascar temos confirmados eu, Marcus e Paulo.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Vem aí o Trenó 4x4 2011
E mas uma vez o AOR-RJ participa desse evento, venha participar.
Neste ano o evento acontecerá na cidade de Guapimirim - RJ no dia 10 de Dezembro e todos os detalhes serão divulgados em breve no site oficial do Trenó 4x4 ( www.treno4x4.com.br ).
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
O AORRJ esta crescendo
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Passeio em Lumiar - Relato.
Todos nos sabemos da importância desta peça fundamental nas nossas
viaturas, mais ela nos prega cada peça…
Eu e o Luiz combinamos de fazer um passeio La em Macaé de cima.
Subindo pela Toca da Onça e indo ate Rio Bonito de Lumiar, fazendo uma visita na igreja de Macaé de Cima que fica no parque estadual dos 3 picos e almoçando lá em Lumiar.
Entrando ma BR 101 direção norte, 30 km depois o tufão prateado perdeu forca e simplesmente parou no meio da BR 101 que me@#$%^&*. O que fez para, o maravilhoso tufão prateado? Correia dentada foi pro saco?
Bateria? Correia do alternado? O que teria acontecido com o coração forte e pulsante do tufão prateado? Dei uma olhada com olhos de inspetor visual subaquático e não vi nada danificado. só poderia ser combustível adulterado, isso, combustível batizado.
Ficamos no acostamento com dois celulares que não tinha o tal de sinal. (Este cara, o sinal e um tremendo de um safado sempre esta escondido quando mais se precisa dele) Como eu sempre fui inimigo deste tal de celular… achei normal ele me sacanear nesta hora. O tempo passando e eu lembrando que o Luiz estava esperando e não tinha como avisá-lo que não poderia mais ir ao passeio.
De repente do nada, uma camioneta da companhia que administra a BR 101
para do nosso lado, explicações dada, (eu achando que erra combustível adulterado, já pensando em processar o posto) ele por radio chama o guincho. O tel. dele toca, que alegria, o cara me emprestou o celular dele e eu consegui avisar o Luiz, e chamar um amigo que é mecânico de 4x4 La de São Pedro da Aldeia, o Gustavo.
Como deveria esperar o guincho mais ou menos uns 40 minutos, eu e Vera ficamos na sombra esperando o tempo passar, como os AMIGOS OFF ROAD é quase um casamento, (na alegria como na tristeza sempre juntos) O Luiz e família vem ao nosso encontro, para nos dar apoio moral, porque de mecânica ele e eu não entendemos NADA, nadica de nada, papo vai papo vem chega o guincho que me leva ate silva jardim. Tivemos um atendimento V.E.P.P da concessionária da BR 101(Vai Enguiçar na P@#$% que P@#$ %) La chegando, mais espera. De repente o anjo salvador do Gustavo chega.
Em apenas 20 MINUTOS ele descobre o grande defeito do tufão prateado… Um maldito FUSIVEL QUEIMADO, fusível? Aquele bichinho, pequenininho, escondidinho, queimado? P#$% que P**&^&*, porque não olhei isso.
Trocado o fusível (tenho um kit de fusíveis de reserva tanto na land como no vitara) o tufão volta a funcionar perfeitamente.
Maldito burrinho da direção. Se tivesse pelo menos olhado os fusíveis não teria perdido um belo passeio em Macaé de cima. Acho que vou trocar este burrinho da direção.
Como já passava das 13h00min eu voltei para Araruama, passando na costela de São Vicente para matar a fome e a raiva do tal burrinho de direção.
PS. Acho que foi urucubaca dos que não poderão ir.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
AGOSTO MES DE ANIVERSÁRIO DO AORRJ
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Ibitipoca off road 2011
Participação de 50 carros em tres categorias: master, graduados e turismo
Participação de 350 motos. O evento foi muito bem organizado, prova muito técnica com um nível de competidores elevados e muita disputa...
Leonardo Martins o navegador da equipe foi show e chegamos em 3º na cat turismo. Ano que vem tem mais....pódio.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Primeira Confraternização de 2011 - AORRJ
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Como foi o levantamento da Trilha/Passeio para a confraternização.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Uma declaração de amor
Aprendi....que a vida é dura mas eu sou mais que ela!!
Aprendi que...as oportunidades nunca se perdem aquelas que desperdiças... alguém as aproveita.
Aprendi que... quando te importas com rancores e amarguras a felicidade vai para outra parte.
Aprendi que...um sorriso é uma maneira econômica de melhorar teu aspecto.
Aprendi que... não posso escolher como me sinto... mas posso sempre fazer alguma coisa.
Aprendi que...quando o teu filho recém-nascido
segura o teu dedo na sua mão tenta prendê-lo para toda a vida
Aprendi que...todos, todos querem viver no topo da montanha... mas toda a felicidade está durante a subida.
Aprendi que... temos que aproveitar da viagem e não apenas pensar na chegada.
Aprendi que...o melhor é dar conselhos só em duas circunstâncias... quando são pedidos e quando deles depende a vida.
Aprendi que...quanto menos tempo se desperdiça...
mais coisas posso fazer.
Feliz semana da amizade
(Publicado por Paulo com apoio de Luiz Fernando)
Mes agitado no AORRJ
Amigos Off Road RJ Expedição Águas das Gerais II
passamos na porteira do Recanto dos Perequitos mais não entramos, senão mais doces, prosas...
putz!!! a estrada serra acima é tudo de bom, muita mata nativa e uma vista deslumbrante do Rio Grande e represas, uma infinidade de animais: tucanos, gaviões, águias, siriemas, pica pau....a uma altitude média de 1100mt, um caminho aínda não explorado turisticamente, propriedades rurais com plantações de soja, café, milho, eucalípitos, fornos de carvão...
na primeira vila, Bananal (S 20º 05. 160´ WO 47º 12. 743´), nos indicaram uma cachoeira totalmente inexplorada (S 20º 03. 919´WO 47º 11. 241´- referência: próximo do trevo Bananal\Quenta Sol), fiz a trilha a pé com foice, 50mts da estrada, mais um banho...
seguindo chegamos na vila Quenta Sol onde conhecemos o Sr. Joaquim Ferreia, ( alguns vídeos no youtube ) ícone do artezanato em madeira e produtos naturais da região, visita no seu galpão, mais uma prosa e seguimos rumo a vila de Sete Voltas (S 20º 09. 901´ WO 47º 03. 371´), de onde pegamos a ¨rodovia ecológica¨ já descendo a serra na melhor parte, com vista deslumbrate chegando ao leito do Rio Grande\represa do Peixoto, em Deufinópolis, 130 km de terra e muita beleza...
após o almoço seguimos em direção a São João Batista do Glória, mais uma bela estrada no meio de cafezais, canaviais, bananas... com vista da Serra Preta à esquerda e Rio Grande a direita, a primeira vila, Olhos D´água mais uma breve parada algumas prosas e continuando....pneu furado...concerto na vila Ponte Alta\Babilônia, café, pão de queijo, prosas... chegando no início da noite em S J B do Glória, 75 km de estrada..., rebocamos um motociclista enguiçado no caminho
a noite mais um churrasquinho na praça, cachorros, prosas ...
a cidade é conhecida pelo pão de queijo caseiro (já comemos centos !) e belezas naturais na serra da Babilônia e cercanias
Quinta 24 Corpus Christis, passeio a pé no centro da cidade ( tô cansado pkct ), prosas, corte de cabelo, missa, procissão, festa do padroeiro, mais churrasquinho na praça...
Amanhã conheceremos o ¨Vão¨da Babilônia
curiosidade: procuramos a agência\caixa do BB
estava desativada
motivo:
FOI EXPLODIDA semana passada num assalto
Pô! aínda falaram pra nós durante a viagem que o Rio de Janeiro é violento!?
Odilon\ Marcia
Troller prata\preto com muita poeira
Amigos Off Road RJ Expedição Águas das Gerais IV
Amigos Off Road RJ Expedição Águas das Gerais V
com a frente fria chegando, já chegada!, chegamos em São Tomé das letras; 105 km de percursso, 19:00hs já fazia 8º
vinho quente, sem prosa....
Terça 28 seguimos para Sobradinho, distrito de S T letras, local interessante com grutas e cacheiras muito bacanas; pedras, pedras e muitas pedras carranquinhas chegamos em Luminárias no final da tarde, 69 km, tempo suficiente para visitar o Cristo, rampa de asa delta, prosa...
Odilon\Marcia
Troller
prata\preto cheio de tralhas
Amigos Off Road RJ Expedição Águas das Gerais VI
o dono da pousada, João, nos levou para a ¨roça¨, ordenha, colheita de cabaça, muita prosa...
no caminho para Carrancas visitamos a cachoeira da Serra Grande ( S 21º 32. 660´ WO 44º 49. 072´ a 1210 mts ), frio polar?!, sem condições de banho!!!!!
nos orientaram a não entrar na gruta da Serra Grande com as pedreiras no entorno funcionando, além de ter algumas passagens com água no pescoço; o fro continuva o mesmo!!!!
chegada em Carrancas na tarde, ida no complexo da Zilda, toca, estrada real, prosa...
94 km de deslocamento
Quinta 30, seguindo a estrada real para Capela do Saco, balsa para Caquende, Jaguara, Madre de Deus e chegando em Tiradentes para o primeiro dia do Bikefest, muita gente, muita moto, muita festa, muita prosa....churrasquinho.....noite em Barroso com o pessoal do Barroso Off Road preparando o encontro
190 km de deslocamento
Sexta 1º, ida a Santa Cruz de Minas para as compras básicas direta com os artesãos, São João Del Rei e Tiradentes, muito mais gente, muito mais motos, muito bão!!!!
início da noite retorno para Barroso, II encontro de Jipeiros, musica ao vivo, barracas, churrasco e caldos para os jipeiros, praça cheia, festa preparada com muito carinho pelos amigos de Barroso, tudo de bão!
87 km de deslocamento
Sábado 2, pela manhã, desafio na gangorra e passeio\trilha off road
jipeiros de diversas cidades da região, 60 veículos
o Troller já estava ¨um pouco¨ cheio de tralhas, após o dia anterior ficou ¨um pouco¨ pior, impossível o uso off road!
fomos de zequinha com os Petropolitanos Chico e Raquel
valeu amigos!, foi um prazer andar na Land
trilha legal com final na praça, mais musica ao vivo, barracas, churrasco....valeu presidente Rosenildo!!!
Noite, retorno ao Rio finalizando com 2.853 km de muita satisfação e alegria, novas amizades, poeira, paisagens e passagens inesquecíveis, churrasquinhos, banhos de cachoeira, frio, pão de queijo.....agradecendo a todos que nos acompanharam.
Odilon e Marcia
esvaziando o Troller
sexta-feira, 22 de julho de 2011
AORRJ - Expedição aos Caminhos do Sul de Minas / Circuito das Águas / Circuito Terras Altas da Mantiqueira
O IMPASSE |
A procura do Ora Pro Nobis |
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Parabéns Navegador
AORRJ no Carioca Off Road 2011
segunda-feira, 30 de maio de 2011
3ª Encontro de Jipeiros em Barbacena - Relato
O encontro foi ótimo!
Chegamos em Barbacena 01:00h da madrugada e fomos direto para a festa do Jipe Clube de Barbacena num restaurante, ainda tinha uns 05 casais, o presidente e o vice-presidente do Jipe Clube. Após uns 30 minutos fomos para a casa de um amigo que nos hospedou.
Às 10:00hs do sábado chegamos no parque de exposições de Barbacena, enquanto as esposas rumaram para Rezende Costa para as comprinhas de tapetes. Uma bela estrutura com uma pista bastante sinuosa que marcava os primeiros pontos do percurso do Rally das Rosas, os primeiros carros já tinham largado. Montaram uma verdadeira praça de alimentação que tinha de pipoca a almoço self-service, um parque de diversões para a criançada e banheiros impecáveis.
Enquanto aguardamos a largada para o Passeio, muita conversa e novas amizades. O Chico, Landeiro de Petrópolis, amigo do Edson mergulhador. O Glauber da Contrams de Três Corações e faz restauração de veículos e estava com o caminhão do vídeo abaixo. Mais um casal de Caxambu que já fez o convite para o encontro Off Road que acontecerá em Setembro próximo.
O caminhão da Contrams e da equipe Salvini Racing deram um verdadeiro show e o público ia ao delírio. Salvini pai e filho pilotaram. Depois o Salvini pai entrou na pista com a TR4R com a qual corre o Sertões. Todos queriam ver a TR4 entrando nas curvas de lado. Às 18:00hs nos rendemos ao vento frio e rumamos, eu e meu amigo Eduardo que foi o zequinha no passeio e jurou que comprará um jipe, para um restaurante especialista em fruto do mar, apesar de Minas não ter mar... Lá já encontramos com as esposas felizes com as compras. Não pude ficar para o domingo que ainda teve a trilha pesada e mais atrações no parque de exposições, afinal nesta madrugada parto novamente para o DF.
domingo, 22 de maio de 2011
AmigosOffRoadRJ
Isso prova que nosso grupo esta seguindo o rumo certo, esta havendo mais interação e as amizades estão se fortalecendo. Certamente já somos uma grande famíla off road.
Nosso blog já superou a marca de 4000 acessos. Volto a informar que o blog é do grupo por isso todos tem direito de postar assuntos relevantes ao mundo off road.Temos registrado na LocalWeb os domínios .com e .net, além do nome do grupo estar em processo de registro.
Assim é o nosso grupo, devagar mais tracionado.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Evento em Santa Maria Madalena - RJ
Como breve relato do evento de Madalena, só posso dizer que foi excelente. Muito bem organizado e com participação efetiva dos amigos jipeiros. Mesmo contando com aqueles que não sabem separar bebida de direção, não houve nenhum incidente ou acidente. Pela primeira vez uma trilha começou na hora marcada e durou exatamente o tempo que o organizador prometeu: o dia inteiro. A trilha foi dividida em 2 partes, tendo um almoço entre uma e outra e um churrasco no final, sendo que a segunda parte (perdeu Marcus) muito mais interessante. A primeira parte foi um passeio e a segunda uma trilha de verdade, passando por pedras erosões e muita lama, além do visual impressionante, como sempre.
Estiveram presentes 4 representantes do AOR-RJ. Eu e minha família, o Marcus e família, a Magali e família e a Vera, esposa do Edson mergulhador, que foi levar o filhão para competir na prova do desafio 4x4 ao lado do Fernando do Vitara Bravo. O desafio também foi muito interessante e bem organizado sendo a prova dividida também em 2 partes, em 2 categorias diferentes: bloqueados e não bloqueados. Dessa vez foram os CJ que deram um show, além de uma Pajerinho full que mandou muito bem. Sergio, faltou você.......
Infelizmente no sábado após a trilha não encontrei o amigo Edson Campolina, conforme havíamos combinado. Parece que alguém resolver dar uma bela zoada nele e colocou placas no caminho do Sana para Madalena......só que indicando o caminho errado.....rsrsrs. Mas como tudo acaba bem, nos encontramos hoje. Com isso, fiquei no mesmo hotel que a Magali, que tem uma estrutura muito boa. Inclusive surgiu uma idéia de fazer uma festa Junina do AOR-RJ, que tratarei num e-mail específico. Temos que marcar também de fazer o passeio que o Edson fez, pois, segundo o relato dele, passa por lugares lindos.
O ponto alto foi, na minha opinião, encontrar amigos jipeiros de todos os grupos e de todos os lugares. Encontramos Odilon, Antonio entre muitas outras pessoas conhecidas e que realmente vale sempre a pena rever. O único ponto negativo, na minha opinião, foram os trilheiros de moto e as aranhas, que fizeram da trilha uma pista de corridas.....literalmente.
O fim de semana foi, mais uma vez, feliz, e, como não podia deixar de ser, fechamos com um belo almoço na localidade de Terras Frias em Madalena. O difícil foi voltar pra Macaé dirigindo....
Trilha - Os perdidos - relato
Saimos do RJ às 09:30 e logo após retomar a BR101 depois de Itaboraí pegamos um comboio do exército com jipes, caminhões e até carretas carregando tanques.
Chegamos a Cassimiro de Abreu e pegamos a Maria Eduarda.
Rumamos para Barra do Sana, nos hospedamos, eu e a Silvia. O pessoal do outro Troller que me acompanhava se hospedou numa Pousada, pois tinha uma ponte suspensa sobre o rio Macaé que a muié não quis atravessar, nem carregada. Uma cena!!!
Almoçamos e partimos para a estrada, já por volta das 14:30hs achando que chegaríamos a Santa Maria Madalena por volta das 17:00hs.
Passamos por Sana e Frade sem problemas. No Frade o pessoal do outro Troller resolveu almoçar, pois não tinham almoçado ainda... Mais atraso. Buscando informações sobre o trajeto nos disseram: sigam as placas até Trajano de Moraes! Ótimo, pensei. Tem placas...!
Logo na saída do Frade há uma ponte e placas indicando Glicério e Trajano de Moraes, este último à esquerda. Pois bem, viramos à esquerda. Após uns 30 minutos acabou a estrada. Pedimos informação a um senho e ele nos tomou mais uns 20 minutos listando tantos lugares que a Silvia até anotou. De volta ao Frade seguimo o asfalto e mais uma vez outra placa indicando Trajano de Moraes, em frente. Paramos em Glicério. Lá pedimos mais informações e: tem que voltar até o último trevo! Vocês passaram direto! Jurei nunca mais confiar em placas e seguir o conselho da Silvia: pergunte! porque ômi num gosta de perguntar? Amanhá procurarei um mapa rodoviário do Estado do RJ, pois nem no google tem as estradinhas que pegamos.
Até aí foram quase três horas de estradinhas alternando entre chão batido com pedras, areia e cascalho.
Não sabíamos ao certo quantos Km restariam até SMMadalena, por isto resolvemos voltar.
No domingo às 09:30hs partimos para a pousada do pessoal do Troller vermelho. Tivemos que esperá-los, novamente. Pegamos estrada, sem contar com as placas, e passamos por Sana, Frande, Tapera, Trajano e SMMadalena.
Do Frade até Tapera é só subida, e asfalto ruim, muitas barreiras caídas com meia pista em vários trechos, mas de um visual fantástico. De Tapera até Trajano, chão alternando areia e cascalho. Visual maravilhoso também, margeando, pelo alto, uma grande represa.
Em alguns trechos pude acelerar bem a viatura a uns 60 kmH, com segurança. Mesmo assim chegamos a Madalena já tarde, infelizmente.
Ficou a sensação de ter conhecido mais um pedacinho deste Estado que aprendi a gostar.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Caminho do Imperador - Dica
Para ter idéia das belezas desta trilha, em dias de sol é possível avistar a baía de Guanabara, o Corcovado, o Cristo Redentor. Percorrer o Caminho do Imperador é como viajar no tempo e na história do Brasil. Ao todo são 30 quilômetros de trilha cortando a Serra do Couto, entre os municípios de Paty do Alferes, Miguel Pereira e Petrópolis. O acesso é em Pati dos Alferes na Rodovia RJ-117.
O Caminho do Imperador é um passeio perfeito para os amantes da ecologia.
domingo, 15 de maio de 2011
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Mais uma vez em Juturnaiba - Araruama
Mais uma vez as expectativas foram atingidas. Após um longo caminho, logo ao chegarmos, eu e Marcus fomos desbravar a região e encontramos um parque de diversões que ainda tem muito pra explorar. A brincadeira nas erosões foi muito boa, com direito a estréia de guincho e tudo mais. Depois de muito calor, suadeira e sujeira, fomo degustar o tucunaré que, como sempre, estava saboroso.
Marcamos de voltar lá e fazer um churrasco, pois o local tem uma churrasqueira e o Claudio, dono do bar da Barragem, permite o uso. Além disso, ele construiu 4 suites bem simples, mas que para quem gosta de simplicidade e tranquilidade, aquele é o lugar.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
GNV - Saiba o que é Backfire
Essa reportagem foi publicada no jornal O Dia - Automania.
Eu tive uma Blazer com GNV e ficava furioso quando isso acontecia e era constante, troquei umas 3 vezes em apenas 1 ano o conjunto de filtro de ar que era destruido quando a explosão era mais forte. Por isso estou reproduzindo-a na integra para que mais pessoas tomem conhecimento.
GNV: conheça o que é ‘backfire’ e saiba como evitar as incômodas explosões no coletor POR PEDRO CUADRAT
Consequência de regulagem incorreta do kit GNV, principalmente se o ponto de ignição estiver atrasado — veículos movidos a GNV têm velocidade de queima menor, por isso,é necessário que o ponto de ignição seja adiantado —, o ‘backfire’ é o retorno da chama pelo coletor da admissão durante a sobreposição das válvulas. Isto acontece quando as válvulas de admissão e as de exaustão abrem ao mesmo tempo enquanto a queima na câmara de combustão ainda está ocorrendo, gerando barulhos no motor semelhantes a estouros.
Outra dica é a utilização de velas de maior ignibilidade — capacidade de gerar ignição — e dissipação térmica.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Revelação do grupo AORRJ
AORRJ - Trilha Rio Interação
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Churrascontro do AORRJ em Rio das Ostras.
Amigos e amigas,
Gostaria de iniciar esse relato com um sincero agradecimento a hospitalidade do casal de amigos Marcus e Claudia. Foi realmente um sábado muito agradável em companhia de pessoas agradáveis. Essa é a cara do AOR-RJ. Muita comida, boa companhia e pouca trilha..... Em 2011 vamos mudar isso Marcus. Precisamos incluir mais trilhas e passeios em nosso cardápio. Já estou pensando em, depois do carnaval, marcar um passeio a São Vicente (Araruama), para comermos aquele tucunaré (olha a comida aí de novo) no bar da barragem às margens da Lagoa de Juturnaíba. Lá, além de degustar o tucunaré, poderemos brincar nas erosões e, se chover, completar a brincadeira com muita lama.
Aproveito para dar as boas vindas oficiais ao Edson Campolina, agora AOR006. Seja muito bem vindo Edson a esse grupo pequeno, mas de loucos por automóveis (4x4 ou não), loucos por comida, e mais ou menos loucos por trilhas, passeios e expedições.....rsrsrs. Completamos assim os 10 primeiros membros do grupo e, conforme acertado na criação do AOR-RJ, abriremos para 2011 mais 5 números (011 a 015) e já temos 2 candidatos fortíssimos a fazer parte oficialmente desse time. O Marcio da Ranger e o Antonio dos muitos jipes (rsrsrs).
No sábado, dia 26/02/11, nos reunimos na casa do casal amigos Marcus e Claudia em Rio das Ostras. Tivemos um quorum muito alto e a alegria foi geral. Sentimos falta dos amigos que não puderam comparecer, Herval e Gilmar, mas tenham certeza de que vocês estavam em nosso pensamento. As crianças se divertiram na piscina, os adultos falaram sobre assuntos variados e, acreditem, tivemos tempo de falar, de forma não muito organizada, da expedição do Jalapão. Farei um relato específico para o resultado dessa reunião.
O amigo Paulo, mais uma vez sozinho, foi um dos primeiros, senão o primeiro, a chegar. Deu lá uma desculpa boa para mais uma ausência da Marcia (que agora ficou antisocial....rsrsrs) e nos alegrou com sua presença. O mais novo membro oficial do grupo, Edson Campolina, também marcou presença forte com a família. Cheguei por volta das 12:30 hrs com minha família e em seguida foram chegando os demais amigos. Sergio e Marcia (a dele....rsrs), Marcelo, Silvana e as crianças, nosso grande Edson (o mergulhador) e Vera e o Marcio (também sozinho...mas só no churrasco....rsrs), além é claro, da família do Marcus. Foi realmente um encontro de amigos e suas famílias, regados de muita comida, paz e tranquilidade.
Como ninguém é perfeito, em nossas conversas, além do Jalapão, dos jipes e pick ups, do Marcus insistindo em não assumir que o Troller é o carro dos sonhos dele, de voltarmos ao assunto do Marcelo cuidar da Jurema com lenços umidecidos de neném e da Magali querer ficar hospedada somente em hotéis (ou pousadas) no Jalapão (rsrs), tivemos que tranquilizar o amigo Paulo com relação ao relato do encontro, para que ele pudesse mostrar para a Marcia (a dele....rsrs) e não ter que dormir dentro da Ranger o resto da semana.
Além de concluirmos etapas importantes da expedição, já deixamos marcados um almoço light na casa do amigo Edson em Araruama, onde nos será servida uma leve buchada de bode e em seguida um churrasco na casa do amigo Sergio. Esse pessoal só sabe comer......
Trocaremos mais algumas mensagens com relação ao Jalapão, mas certamente uma outra reunião, mais centrada e objetiva, terá que acontecer, se possível já em Março, para reavaliarmos os passos que ainda estarão faltando para garantirmos o sucesso dessa expedição.